A Cooperativa-Escola é uma instituição auxiliar, que atua com base no instrumento metodológico fundamentado nos princípios e prática do cooperativismo, propiciando ao aluno vivenciar e assimilar todas as etapas da atividade produtiva, da produção, ao gerenciamento de uma empresa em todas as suas etapas, além da comercialização dos produtos excedentes.
O Projeto Cooperativa-Escola dos iniciou-se em agosto de 1994 no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, com a celebração do convênio CEETEPS/VITAE que contemplou seis Escolas Agrícolas, escolhidas para serem pilotos do Projeto. Sua ampliação gradativa baseou-se na observação de experiências bem e/ou mal-sucedidas e das necessárias adequações que se apresentaram, à luz dos parâmetros pedagógicos, sociais, econômicos e políticos, numa circunstância de relativa autonomia, onde os alunos se responsabilizam pelo gerenciamento e comercialização dos setores produtivos.
Estimular na Escola um trabalho articulado entre alunos, professores e funcionários, onde todos tenham clareza da situação da Escola, dos seus problemas e suas causas.
Co-responsabilizar os alunos pelos Projetos Agropecuários, da sua elaboração até o suprimento da Escola e a comercialização dos excedentes de produção.
Integrar a Escola com a comunidade rural através da prestação de serviços, extensão rural e atividades socioculturais.
Garantir maior flexibilidade administrativa da unidade escolar através do gerenciamento, pela Cooperativa-Escola, dos recursos físicos e materiais, da produção e da comercialização.
Estimular o relacionamento da Escola com universidades, instituições de pesquisa, serviços de extensão rural e iniciativa privada.
Educar os alunos dentro dos princípios do cooperativismo e servir de instrumento operacional dos processos de aprendizagem através da viabilização das atividades produtivas;
Realizar a comercialização dos produtos agropecuários decorrentes do processo de ensino e aprendizagem, bem como a prestação de outros serviços da conveniência do ensino e do interesse dos associados. (Res. CNC 23/82).