Criada e instalada em 1964, como Escola de Iniciação Agrícola de Miguelópolis, em 1968 foi denominada Colégio Técnico Agrícola Estadual Laurindo Alves de Queiroz, em homenagem ao dono das terras, doadas à escola por sua viúva.
A ETEC “LAURINDO ALVES DE QUEIROZ”, foi criada pela Lei nº 7887 de 26 de abril de 1963 e instalada em 1964 como Escola de Iniciação Agrícola de Miguelópolis. Em 17 de dezembro de 1968, foi denominada Colégio Técnico Agrícola Estadual “Laurindo Alves de Queiroz”, em homenagem ao dono das terras, doadas à escola por sua viúva, uma área total de 96,8 ha.
A partir desta data, várias foram as denominações da escola, até esta última de 09/12/1999 como: Escola Técnica Estadual “Laurindo Alves de Queiroz”. A nossa escola se localiza em Miguelópolis-SP, município distante 450 Km da capital, com aproximadamente 25.000 habitantes.
É uma região bem plana, de solo fértil, não havendo em toda a extensão nenhuma área improdutiva, o que comprova a sua boa terra latossolo roxo, nas 570 propriedades rurais. A nossa principal área de estudo é a agropecuária, com habilitação de Técnico em Agropecuária.
Em decorrência desta característica, a escola exerce uma influência muito grande nessa região agrícola e mesmo nas mais distantes, pois recebemos alunos da região, de outras regiões e de outros estados.
Hoje, além dos cursos Técnico em Agropecuária, a escola possui outros cursos, como: Ensino Médio, Ensino Médio Integrado à Agropecuária, Técnico em Segurança do trabalho, Técnico em Administração e Técnico em Informática.
A ETEC “LAURINDO ALVES DE QUEIROZ” possui uma área de 40 alqueires, sendo 10 alqueires da sede da escola na Fazenda Lageado no município de Miguelópolis-SP, e 30 alqueires às margens do rio Sapucaí, denominada Fazenda Capela, distante 30 Km da sede da escola, sendo uma área muito produtiva, com solo fértil e adequada às diversas plantações, tais como: soja, milho, feijão, cana-de-açúcar, etc. Atualmente na sede da escola, ou seja, na Fazenda Lageado, há vacas mestiças, bezerros para recria, aves poedeiras, aves de corte, leitões, cachaços, marrãs, matrizes e ovinos.
A sede da escola, na Fazenda Lageado é formada por 04 laboratórios de informática, 1 laboratório de química, 1 laboratório de segurança do trabalho, 10 salas de aula, biblioteca, sala de processamento de produtos agropecuários, ala da agroindústria (NAPPA), ala administrativa composta de: secretaria, diretoria, sala da diretoria de serviço acadêmico, sala da diretoria de serviço administrativo e 02 banheiros, 36 alojamentos distribuídos em 06 pavilhões, mecânica, estábulo, pocilga, aviário, zeladoria, refeitório, cozinha, 01 galpão que foi construído para guardar os maquinários e ao lado situa a sala do almoxarifado, sala da cooperativa-escola e sala técnica, sala pedagógica composta por sala dos professores, sala dos coordenadores e sala do orientador educacional.
Além do pasto, horta, viveiro de mudas, lagoa , estufas e várias pequenas plantações para a aprendizagem dos alunos, destaca-se a implantação de novos projetos produtivos, objetivando um maior engajamento dos alunos, fornecendo-lhes condições de produção e rentabilidade e os mesmos contaram com subsídios para planejar e executar seus projetos com assessoria constante do professor orientador da cooperativa-escola, responsável pela área de produção.
Em nossa Unidade Escolar, foi colocada pelo CPTC – INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) através de parcerias, uma torre que a cada 06 horas atualiza dados meteorológicos.